
Cine Análise:
Dente Canino (2009)
A Psicanálise exige mais do que o cânone
Para encerrar as atividades deste ano, O Letra Lacaniana apresenta mais uma edição do Cine Análise. O filme em questão é a obra do diretor Yorgos Lanthimos: Dente Canino (Kynódontas).
Dente Canino (2009) provavelmente é uma das películas do século XXI mais discutidas e analisadas pelos profissionais da área cognitivo-comportamental e social.
Mas, o que a psicanálise tem a dizer desta obra que é considerada ao mesmo tempo indigesta e inovadora? É o que veremos no dia 29 de novembro, no encerramento das atividades deste ano n’O Letra Lacaniana.
Partindo da questão central “o que acontece com o sujeito quando a linguagem é controlada e a estrutura social se torna uma clausura radical?”, nossos palestrantes trarão informações teóricas valiosas de forma acessível, prática e inspiradora para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
📌 O que esperar do evento?
🎯 Bloco 1: O Brasil é o País do Futuro (Renato Russo)
Dente Canino (2009) é uma obra que poderia ser analisada através de três obras freudianas: A Dinâmica da Transferência (1912); Totem e Tabu (1912-1913) e Mal-Estar na Civilização (1930) ou mesmo através dos seminários de Jacques Lacan: Seminário 3 (A Psicose); Seminário 4 (A Relação de Objeto); Seminário 8 (A Transferência); Seminário 16 (De um Outro ao outro) e o Seminário 22 (RSI).
Todavia, O Letra Lacaniana visa sempre trazer o “novo” e “aqueles que estão fora do radar institucional” visando contribuir com a construção da clínica contemporânea.
Destarte, o psicanalista e psicólogo Ricardo Steil fará uma apresentação da densa obra de Pierre Fédida (1934-2002), psicanalista francês, visando trazer uma “outra escuta” diante dos eventos que se apresentam em Dente Canino (2009).
🌟 Mas, quem é Pierre Fédida?
Considerado como o “artesão da mente”. Fédida redefiniu a relação entre psicanálise, filosofia e estética, fazendo da linguagem na clínica seu tema inesgotável. Ele distanciou a fala analítica da simples ideia de comunicação, forçando a teoria a mergulhar no "caldeirão da bruxa": a metapsicologia freudiana.
Deste modo, iremos compreender questões como: a Linguagem A-Comunicacional (polissemia) e a Transferência Intrapsíquica, entre outros temas. Sempre correlacionando com a película discutida.
O Letra Lacaniana é o ponto de encontro daqueles que buscam a profundidade que transcende os discursos tradicionais da transmissão da Psicanálise. Nossa missão é clara: confrontar a superficialidade do discurso, trazendo para o debate os novos discursos e resgatando autores que são essenciais para a clínica moderna, mas que, lamentavelmente, são pouco lembrados ou desconhecidos no Brasil. Este é um movimento de saber estratégico para o seu futuro profissional.
É por isso que trazemos Pierre Fédida.
Este teórico que esteve próximo a Jacques Lacan, lecionando em Paris 7, tendo sido presidente da Associação Psicanalítica Francesa (AFP), e fundado o Laboratório de Psicopatologia Fundamental é, no entanto, completamente ausente das grades de ensino das universidades catarinenses e tão pouco tem-se registro de sua transmissão (encontros, jornadas) nas instituições que visam a formação de psicanalistas em Santa Catarina.
A exigência da escuta radical
“Um leitor ou psicanalista mais pragmático, possivelmente não encontraria tanta afinidade com o pensamento desse autor. O convite que sente em seu texto é que se esteja aberto a um movimento constante de transformação, uma provocação a pensar junto, para além da pura racionalidade. Em sua construção teórica, aliam-se rigor conceitual e o movimento próprio do pensar. O empenho de seu pensamento não se cumpre como repetição de conceitos, e sim como tentativa de recriar o conceito, sem se deixar limitar por ele. ” (JUNQUEIRA; K.H.R., 2009, p.58).
O Letra Lacaniana existe para aqueles que estão dispostos a abandonar a repetição e a buscar o conceito em seu estado de criação.
🎥 Bloco 2: É Você Que Ama o Passado e Não Vê Que o Novo Sempre Vem (Belchior)
Sabemos que o sujeito é feito e efeito da linguagem. Destarte, por essência, a psicanálise é uma ciência (de caráter conjectural) que está sempre se construindo, sempre ampliando a sua forma de escuta.
Sustentados por este axioma, no segundo bloco, teremos como palestrante a psicanalista e psicóloga Tamayra Pauline Henkel que apresentará as bases teóricas de uma nova geração de psicanalistas brasileiros, demonstrando como os conceitos abordados no primeiro bloco podem ser aplicados na leitura de materiais clínicos e culturais, a partir das personagens de Dente Canino (2009).
📜 Benefícios exclusivos para os participantes:
✔️ Certificado de Presença, ideal para enriquecer seu currículo acadêmico e profissional.
✔️ Material exclusivo, contendo os principais conceitos abordados no evento para aprofundar seus estudos.
✔️ Aprendizado estruturado, com um método comprovado para facilitar seu percurso na psicanálise.
✔️ Vivência prática, conectando teoria e análise cinematográfica.
✔️ Oportunidade de networking, para trocar experiências com acadêmicos e profissionais da área.
🌟 Por que participar?
A participação neste Cine Análise fará mais do que apenas fornecer conceitos. Você descobrirá, em tempo real, como aplicar este arsenal teórico sutil e poderoso diretamente na prática, seja nos seus estudos, estágios ou futuros atendimentos clínicos. Nossa metodologia conecta o aprofundamento filosófico à escuta mais elementar do sujeito.
Você sairá deste evento com uma escuta radicalmente mais qualificada e com a confiança de quem está no caminho certo para se tornar um profissional competente e preparado para o século XXI. Aqui, você terá acesso a psicanalistas clássicos e às bases da nova geração, cujos saberes não circulam na academia nem nas instituições de Psicanálise da nossa região.
🔔 Não perca esta chance!
As vagas são limitadas, e esta é a sua oportunidade de dar um salto na sua formação. Conecte-se com outros estudantes apaixonados por psicanálise, aprenda com profissionais experientes e transforme sua compreensão da clínica psicanalítica.
💬 Depoimento de um ex-participante:
"Eu vinha de uma formação bem tradicional. Participar dos eventos d'O Letra Lacaniana foi um choque! O nível da discussão e a ousadia em trazer teóricos, que eu nem fazia ideia que existia como Aulagnier, Hug-Hellmuth, Spielrein são incomparáveis. Eu finalmente senti que minha escuta evoluiu do 'certo para o necessário”
Camila Dias, psicóloga
“Para quem tá na faculdade, iniciando na Psicanálise, ela parece algo complexo, difícil. Eu até entendo porque tem gente que desiste. E eu tinha desistido até um amigo me trazer n’O Letra. Sabe, no fundo fiquei com muita raiva: porque não ensinam desse jeito pra gente? Porque complicar tanto? Sério, o Ricardo e a Tamayra ensinam de forma simples e sem aquele blá-blá-blá. Eles mostram como usar. Foi aqui, por exemplo, que eu descobri que quero ser psicanalista infantil, depois de uma aula incrível com a Amanda sobre a Françoise Dolto. Então, eu voltei pra psicanálise e estou me sentindo pronta pra em breve atender na clínica no próximo semestre”
Juliana Alves, acadêmica de Psicologia
📅 Data: 29 de novembro
🕘 Horário: das 14h00 às 18h00
📍 Local: Letra Lacaniana (Ed. Pasteur Av. Cel. Marcos Konder, 1177 - Centro, Itajaí)
💲 Custo: Gratuito! Sim, você leu certo. Este evento é totalmente gratuito e ainda inclui certificado de participação e material exclusivo para você.
